PRESERVAR O PATRIMÔNIO É PRESERVAR NOSSA PRÓPRIA IDENTIDADE

"Reside nos vastos Palácios da Memória (...) inúmeros tesouros trazidos pela percepção". As confissões de Santo Agostinho

A Preservação do Patrimônio considera não somente os valores artísticos e históricos-documentais, todos os bens são testemunhos significativos da ação humana e suportes da memória coletiva da sociedade.

As leis e Órgãos de patrimônio somente cuidam dos bens protegidos por lei, atos administrativos ou decisão judicial. Os bens culturais são bens móveis e imóveis no qual a sociedade agrega seus próprios valores através de “três necessidades básicas humanas”: MEMÓRIA, REFERÊNCIA E FRUIÇÃO.

Se um simples objeto é definido “como tudo que se oferece aos nossos sentidos e à nossa alma” (fonte: dicionário Michaelis on line), um Edifício ou um Monumento, desde a sua concepção e durante seu tempo de existência, carrega e acumula valores, emoções, lembranças e sentimentos de um único indivíduo ou de grupo social.


domingo, 2 de outubro de 2011

CURSO LIVRE MEMÓRIA DA CIDADE: PATRIMÔNIO URBANO NO BRASIL

A Caixa Cultural Rio de Janeiro apresenta de 03/10 até 14/10/11, às 19h, o curso Memória da Cidade: Patrimônio Urbano no Brasil, que em doze aulas de três horas de duração cada, promove uma viagem pela história da cidade como criação humana, pelo estabelecimento das cidades no Brasil ao longo do tempo e por desafios promovidos pela e para a preservação do patrimônio cultural das maiores cidades brasileiras.


O curso, aberto ao público, tem sua programação aulas práticas e teóricas ministradas por Rodrigo Silva, mestre e doutorando em história social, especializado em patrimônio cultural e história urbana, por Carlos Eduardo França de Oliveira, mestre e doutorando em história social, especializado em práticas culturais urbanas e por Ynaê Lopes dos Santos, mestra pelo Programa de Pós Graduação em História Social da Universidade de São Paulo e doutoranda pela mesma instituição. As inscrições podem ser feitas pelo email memória.rj@conceitohumanidades.com.

Mais informações:
Caixa Cultural Rio de Janeiro

Centro: av. Almirante Barroso, 25, esquina com av. Rio Branco, próximo à estação Carioca do Metrô, tels. (21) 2544-7666 / 4080. Ter. a sáb., 10h/22h; dom., 10h/21h. www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário