PRESERVAR O PATRIMÔNIO É PRESERVAR NOSSA PRÓPRIA IDENTIDADE

"Reside nos vastos Palácios da Memória (...) inúmeros tesouros trazidos pela percepção". As confissões de Santo Agostinho

A Preservação do Patrimônio considera não somente os valores artísticos e históricos-documentais, todos os bens são testemunhos significativos da ação humana e suportes da memória coletiva da sociedade.

As leis e Órgãos de patrimônio somente cuidam dos bens protegidos por lei, atos administrativos ou decisão judicial. Os bens culturais são bens móveis e imóveis no qual a sociedade agrega seus próprios valores através de “três necessidades básicas humanas”: MEMÓRIA, REFERÊNCIA E FRUIÇÃO.

Se um simples objeto é definido “como tudo que se oferece aos nossos sentidos e à nossa alma” (fonte: dicionário Michaelis on line), um Edifício ou um Monumento, desde a sua concepção e durante seu tempo de existência, carrega e acumula valores, emoções, lembranças e sentimentos de um único indivíduo ou de grupo social.


segunda-feira, 25 de outubro de 2010

CASARÃO ECLETICO



histórico


O Casarão está localizado na Avenida Paula Sousa, nº 430 no bairro do Maracanã, faz parte da Área de Planejamento 2, IX Região Administrativa, Vila Isabel, fazendo parte da área considerada Grande Tijuca. A área é classificada pela legislação Municipal como pertencente a ZRM _ Zona Residencial Multifamiliar (decreto 6997- 30/09/1987), planta Cadastral nº287ª III6 e PAA4776. O imóvel não está tombado e nem há registros de qualquer processo para a preservação ou tutela.

O imóvel tem 2 pavimentos, mais um anexo ao fundo, está implantado num terreno de aproximadamente 10 x 25m, com área de 250m² total. O afastamento frontal está em torno de uns 3m e uns 2 da divisa lateral do terreno, ao fundo há um anexo e o restante em área livre.

O estilo arquitetônico é marcadamente eclético, construído no início do século XX, com referências neoclássicas, coloniais, barrocas e art nouveaut. O aspecto geral da edificação é de bastante fisicamente degradação, com alguns elementos estruturais em risco de acidente, e elementos ornamentais em vias de desaparecimento, há vários pontos com lacunas, tanto nos revestimentos quanto nas esquadrias de madeira, todo este péssimo estado de conservação pode significar que há tempos o imóvel está abandonado por parte de seus proprietários ou mesmo uma intenção de demolição para especulação imobiliária. Até o momento, não foi possível identificar o proprietário ou a situação jurídica do imóvel, e portanto, o estudo foi desenvolvido sem acesso às dependências do mesmo.