PRESERVAR O PATRIMÔNIO É PRESERVAR NOSSA PRÓPRIA IDENTIDADE

"Reside nos vastos Palácios da Memória (...) inúmeros tesouros trazidos pela percepção". As confissões de Santo Agostinho

A Preservação do Patrimônio considera não somente os valores artísticos e históricos-documentais, todos os bens são testemunhos significativos da ação humana e suportes da memória coletiva da sociedade.

As leis e Órgãos de patrimônio somente cuidam dos bens protegidos por lei, atos administrativos ou decisão judicial. Os bens culturais são bens móveis e imóveis no qual a sociedade agrega seus próprios valores através de “três necessidades básicas humanas”: MEMÓRIA, REFERÊNCIA E FRUIÇÃO.

Se um simples objeto é definido “como tudo que se oferece aos nossos sentidos e à nossa alma” (fonte: dicionário Michaelis on line), um Edifício ou um Monumento, desde a sua concepção e durante seu tempo de existência, carrega e acumula valores, emoções, lembranças e sentimentos de um único indivíduo ou de grupo social.


terça-feira, 4 de outubro de 2011

Curso de Capacitação em História, Arte e Cultura

Curso de Capacitação em História, Arte e Cultura


O curso propõe uma interface entre objeto museal e o público, abordando diferentes áreas do conhecimento, considerando a cidade do Rio de Janeiro como um museu a céu aberto, incluindo suas mais diversas identidades, dentre elas: os Museus públicos e privados, os Centros Culturais, os bairros, as favelas e a paisagem. Será realizado um ciclo de debates em História, Arte e Cultura para dinamizar o conteúdo do curso e aproximar o público das questões debatidas no âmbito dos espaços culturais.

As aulas são amplamente ilustradas com imagens e documentários, além de textos das mais variadas áreas do conhecimento. Para complementar o estudo, o aluno será convidado a realizar visitas técnicas a diferentes e equipamentos culturais do Rio de Janeiro.


Conteúdo Programático:

* História do Rio de Janeiro – O Império

*Arte Brasileira - A chegada do colonizador , o esplendor do Barroco, o Rococó e o Neoclássico

* História à História da Arte da Idade Média e do Renascimento

* Fundamentos da Arte-Educação e Estudos de Patrimônio
Local: Centro Cultural Justiça Federal (Cinelândia – Centro)

Início: 08 de outubro sábado, das 09h às 13h

Informações e Inscrições:

Imagem Cultural

www.imagemcultural.com

imagemcultural@imagemcultural.com.br

21 2220-5243 / 8108-9390



Nenhum comentário:

Postar um comentário