PRESERVAR O PATRIMÔNIO É PRESERVAR NOSSA PRÓPRIA IDENTIDADE

"Reside nos vastos Palácios da Memória (...) inúmeros tesouros trazidos pela percepção". As confissões de Santo Agostinho

A Preservação do Patrimônio considera não somente os valores artísticos e históricos-documentais, todos os bens são testemunhos significativos da ação humana e suportes da memória coletiva da sociedade.

As leis e Órgãos de patrimônio somente cuidam dos bens protegidos por lei, atos administrativos ou decisão judicial. Os bens culturais são bens móveis e imóveis no qual a sociedade agrega seus próprios valores através de “três necessidades básicas humanas”: MEMÓRIA, REFERÊNCIA E FRUIÇÃO.

Se um simples objeto é definido “como tudo que se oferece aos nossos sentidos e à nossa alma” (fonte: dicionário Michaelis on line), um Edifício ou um Monumento, desde a sua concepção e durante seu tempo de existência, carrega e acumula valores, emoções, lembranças e sentimentos de um único indivíduo ou de grupo social.


quarta-feira, 20 de junho de 2012

CASAS DEMOLIDAS NO GRAJAÚ

Mais duas casas estão sendo demolidas no bairro do Grajaú, para a construção de um empreendimento residencial. Infelizmente o "boom" imobilário parece invadir o bairro.
O bairro foi criando no início do século XX e com infra-estrutura que não previa um rápido crescimento demográfico e isto significará grandes perdas na qualidade de vida da área. Espera-se mais atuação dos órgãos publicos de fiscalização.

2 comentários:

  1. Estou me deliciando com o blog. Não atuo na área, mas sou apaixonada por arquitetura.Morei em Magalhães Bastos e até hoje busco informações sobre uma linda casa de dois andares em estilo neocolonial que foi demolida para a construção de um CIEP. Tudo bem que quanto mais escolas melhor, mas custava tirar umas fotos e preservar a memória da região? Se alguém tiver idéia de como faço para pesquisar sobre a velha mansão meu e-mail e geaninesouza@bol.com.br (assunto mansão/magalhães bastos). Geanine Souza

    ResponderExcluir
  2. Olá Geanine,
    Fico feliz que esteja curtindo o blog, a intenção e informar e sensibilizar as pessoas para a importância de se preservar o nosso Patrimônio Cultural. Tudo tem valor, desde a casinha mais humilde aos grande palacetes e obras de arte. Um pesquisador primeiro buscaria plantas nos arquivos da Cedae, basta consultar o site e lá encontra a orientação para solicitar, é um serviço pago. Para conseguir fotos, sugiro buscar no Arquivo da Cidade, prédio localizado na Av.Presidente Vargas, ao lado dos Correios. A demolição de casas antigas é muito doloroso...as tecnicas construtivas do inicio do século XX são aulas de arqutetura. Quanto mais pessoas se sensibilizares, mas chances temos de preservar nossa história. Obrigada. Abraços

    ResponderExcluir