PRESERVAR O PATRIMÔNIO É PRESERVAR NOSSA PRÓPRIA IDENTIDADE

"Reside nos vastos Palácios da Memória (...) inúmeros tesouros trazidos pela percepção". As confissões de Santo Agostinho

A Preservação do Patrimônio considera não somente os valores artísticos e históricos-documentais, todos os bens são testemunhos significativos da ação humana e suportes da memória coletiva da sociedade.

As leis e Órgãos de patrimônio somente cuidam dos bens protegidos por lei, atos administrativos ou decisão judicial. Os bens culturais são bens móveis e imóveis no qual a sociedade agrega seus próprios valores através de “três necessidades básicas humanas”: MEMÓRIA, REFERÊNCIA E FRUIÇÃO.

Se um simples objeto é definido “como tudo que se oferece aos nossos sentidos e à nossa alma” (fonte: dicionário Michaelis on line), um Edifício ou um Monumento, desde a sua concepção e durante seu tempo de existência, carrega e acumula valores, emoções, lembranças e sentimentos de um único indivíduo ou de grupo social.


terça-feira, 18 de maio de 2010

PADARIA LOANDA

Rua Barão de Mesquita, 523
Padaria tijucana, construída no início do século XX, que teve fregueses ilustres como Nelson Rodrigues e Zé Trindade.Além de ter a fachada arquitetônicamente descaracterizada, suas portas fechadas, guardam um grande segredo: o forno à lenha de mais de cem anos de idade.
"Ah! Que saudades do pãozinho do seu Antônio".
Essas informações foram tiradas do livro: Tijuca & Floresta - coleção bairros do Rio, ed. Fraiha

2 comentários:

  1. Muito triste quando o desinteresse vai deixando o patrimônio se reduzir a pó e a reminescências... Que bom que neste caso ainda parcialmente reversivel. Espero que a população vá tomando consciencia!
    Parabéns pelo blog.
    Estamos juntos na luta, aqui no RS:
    http://dzeit.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário! É sempre muito bom repartir os mesmos interesses com outras pessoas!

    ResponderExcluir