PRESERVAR O PATRIMÔNIO É PRESERVAR NOSSA PRÓPRIA IDENTIDADE

"Reside nos vastos Palácios da Memória (...) inúmeros tesouros trazidos pela percepção". As confissões de Santo Agostinho

A Preservação do Patrimônio considera não somente os valores artísticos e históricos-documentais, todos os bens são testemunhos significativos da ação humana e suportes da memória coletiva da sociedade.

As leis e Órgãos de patrimônio somente cuidam dos bens protegidos por lei, atos administrativos ou decisão judicial. Os bens culturais são bens móveis e imóveis no qual a sociedade agrega seus próprios valores através de “três necessidades básicas humanas”: MEMÓRIA, REFERÊNCIA E FRUIÇÃO.

Se um simples objeto é definido “como tudo que se oferece aos nossos sentidos e à nossa alma” (fonte: dicionário Michaelis on line), um Edifício ou um Monumento, desde a sua concepção e durante seu tempo de existência, carrega e acumula valores, emoções, lembranças e sentimentos de um único indivíduo ou de grupo social.


sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

ONDE ESTÁ O CASARÃO?

Este casarão da Tijuca, rua Uruguai, ficou abandonando durante muitos anos, até que o novo proprietário  adquiriu o imóvel para transformá-lo em restaurante, infelizmente, solicitou autorização para reforma de fachada, na qual cimentou as cantarias, retirou os ornamentos decorativos, as esquadrias de madeira ( substituiu por panos de vidro) e arrancou os guarda-corpos de ferro. Como que para aproveitar o máximo o espaço, instalou cobertura de policarbonato no espaço externo entre o prédio e o muro.

3 comentários:

  1. Simplemente um pavor! vc podia mandar esse horror para O Globo, naquela espaço de denúncia do cidadão!

    bj

    ResponderExcluir
  2. Tem razão...vale a pena alertar para este mal feito..

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente essa postura é defendida por alguns preservacionistas, que julgam o "melhor do que nada" um resultado a ser atingido.
    Devemos sewr no mínimo exigentes, afinal, é nosso legado cultural, não achas?
    Parabéns por divulgar.

    ResponderExcluir