PRESERVAR O PATRIMÔNIO É PRESERVAR NOSSA PRÓPRIA IDENTIDADE

"Reside nos vastos Palácios da Memória (...) inúmeros tesouros trazidos pela percepção". As confissões de Santo Agostinho

A Preservação do Patrimônio considera não somente os valores artísticos e históricos-documentais, todos os bens são testemunhos significativos da ação humana e suportes da memória coletiva da sociedade.

As leis e Órgãos de patrimônio somente cuidam dos bens protegidos por lei, atos administrativos ou decisão judicial. Os bens culturais são bens móveis e imóveis no qual a sociedade agrega seus próprios valores através de “três necessidades básicas humanas”: MEMÓRIA, REFERÊNCIA E FRUIÇÃO.

Se um simples objeto é definido “como tudo que se oferece aos nossos sentidos e à nossa alma” (fonte: dicionário Michaelis on line), um Edifício ou um Monumento, desde a sua concepção e durante seu tempo de existência, carrega e acumula valores, emoções, lembranças e sentimentos de um único indivíduo ou de grupo social.


sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Exemplar de Arquitetura NeoColonial




Residência, localizada no bairro de Honório Gurgel, subúrbio do Rio de Janeiro, foi construída em 1953, é preservada no seu estado original para manter viva a mémoria da família. E para a sociedade é uma referência histórica de um estilo arquitetônico do início do século XX cuja a identificação cultural estava associada a uma ideologia nacionalista e conservadora. As suas características arquitetônicas, como implantação em centro de terreno, varanda, jardim frontal, quintal arborizado e telhado cerâmico em 4 águas são a fruição para os que habitam.

3 comentários:

  1. Natália,
    Muito legal seu trabalho, feito no RJ. Não sou da área, nem engenheiro, nem arquiteto, mas sempre fui apaixonado pelas construções antiga de São Paulo.

    Ano passado criei dois blogs e quando tenho novidades posto lá (rs). Gostaria que desse uma olhada, inclusive no meu album de fotos no Flickr.

    www.chega-de-demolir.blogspot.com

    www.chegadedemolir.wordpress.com

    http://www.flickr.com/photos/chegadedemolirsp/

    Abraços,

    Hélio

    ResponderExcluir
  2. Oi Natália. Obrigado pelo retorno. Pode linkar meus blogs sim. Sempre bom encontrar pessoas neste Brasil afora preocupada com nossa história patrimonial, desde aquela casa simples até um grande palacete. Vou linkar também seu trabalho. Abs,

    ResponderExcluir