PRESERVAR O PATRIMÔNIO É PRESERVAR NOSSA PRÓPRIA IDENTIDADE

"Reside nos vastos Palácios da Memória (...) inúmeros tesouros trazidos pela percepção". As confissões de Santo Agostinho

A Preservação do Patrimônio considera não somente os valores artísticos e históricos-documentais, todos os bens são testemunhos significativos da ação humana e suportes da memória coletiva da sociedade.

As leis e Órgãos de patrimônio somente cuidam dos bens protegidos por lei, atos administrativos ou decisão judicial. Os bens culturais são bens móveis e imóveis no qual a sociedade agrega seus próprios valores através de “três necessidades básicas humanas”: MEMÓRIA, REFERÊNCIA E FRUIÇÃO.

Se um simples objeto é definido “como tudo que se oferece aos nossos sentidos e à nossa alma” (fonte: dicionário Michaelis on line), um Edifício ou um Monumento, desde a sua concepção e durante seu tempo de existência, carrega e acumula valores, emoções, lembranças e sentimentos de um único indivíduo ou de grupo social.


terça-feira, 26 de janeiro de 2010

TRAÇOS NEOPLASTICOS NA TIJUCA




A casa Rietveld Schröder é considerada um ícone da Arquitetura Moderna Internacional,  exemplar único do movimento estético neoplástico Holandês chamado de “Stijl”, do ínicio do Século XX, que significa "estilo". Hoje é um museu e foi considerado Patrimônio Mundial da UNESCO em 2000.
A casa localizada na  Tijuca, nos remete aos traços geométricos, formas e volumetrias desse estilo modernista, mesmo que não tenha sido talvez esta a intenção do arquiteto, vê-se que sofreu forte influência.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Fragmentos Art Déco


Dois remanescentes arquitetônicos, provavelmente do início do séc.XX, com traços de uma arquitetura brasileira Art deco, na rua Conde de Bonfim, Bairro da Tijuca. Felizmente os acréscimos de alvenaria não escondem os traços geometricos do estilo, resistem ao tempo, resquício do passado, num entorno que inciste com a modernidade.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Exemplar de Arquitetura NeoColonial




Residência, localizada no bairro de Honório Gurgel, subúrbio do Rio de Janeiro, foi construída em 1953, é preservada no seu estado original para manter viva a mémoria da família. E para a sociedade é uma referência histórica de um estilo arquitetônico do início do século XX cuja a identificação cultural estava associada a uma ideologia nacionalista e conservadora. As suas características arquitetônicas, como implantação em centro de terreno, varanda, jardim frontal, quintal arborizado e telhado cerâmico em 4 águas são a fruição para os que habitam.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

SOBRADO ISOLADO ENTRE PRÉDIOS


Tijuca - rua Uruguai. Sobradinho com as portas fechadas, e em mal estado de conservação, isolado entre prédios, num entorno que não dialoga arquitetônicamente. Necessita ser recuperado e revitalizado. Ótimo ponto para comércio de rua.

Botafogo - Rua Conde de Irajá. Dois lindos sobrados geminados precisam de urgente restauração. Pode-se notar as lacunas na fachada e a vegetação crescendo sobre o telhado.

RISCO DE DESABAMENTO


As fachadas de dois sobrados, localizados na rua Barão de São Francisco, ameçam cair. O risco eminte deve-se à demolição das partes estruturais. Apenas uma faixa de alerta foi colocada no local para chamar a atenção dos pedetres. Ameaça aos pedestres e á preservação do Patrimônio.